segunda-feira, 20 de abril de 2015

SEMANA DA RESISTÊNCIA INDÍGENA: ÍNDIOS DO NORDESTE LANÇAM LIVRO SOBRE MEMÓRIA DO MOVIMENTO INDÍGENA

SEMANA DA RESISTÊNCIA INDÍGENA: ÍNDIOS DO NORDESTE LANÇAM LIVRO SOBRE MEMÓRIA DO MOVIMENTO INDÍGENA

Durante a semana que antecede o Dia do Índio (19/04), indígenas de diferentes comunidades ganham voz através do lançamento do livro Memória do Movimento Indígena do Nordeste. O livro visa garantir o fortalecimento étnico e a socialização da memória indígena.

Neste título, os indígenas partilham com liberdade e força suas memórias, sentimentos e visões através de escritos, fotografias e desenhos. O volume conta com contribuição de indígenas de 12 etnias: Pankararu, Potiguara, Pataxó, Fulni-ô, Kariri-Xocó, Tupinambá, Quixelô, Pataxó Hãhãhãe, Kanindé, Karapoto Plaki-ô, Payayá e Xokó.

“Este livro é um registro histórico que deixa na memória das futuras gerações a nossa forma de viver e as transformações pelas quais passamos, em sua grande parte, sem nosso consentimento. Por meio dele, o povo poderá refletir e não deixar que o lado escuro da história se repita” explica Alexsandro Potiguara, um dos dezesseis autores do livro.

Contando com o apoio do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – através do edital público “Memórias Brasileiras”, o livro é organizado pela ONG Thydêwá (http://www.thydewa.org), que vem trabalhando desde 2001 com o emponderamento dos indígenas e promovendo o fortalecimento de suas vozes e expressões. O volume é o 23°  da premiada coleção “Índios na Visão dos índios”.

Dia do Índio?

Vale ressaltar que as comunidades indígenas questionam se esta é uma data para ser comemorada. Afinal, os povos indígenas vivem uma busca constante e incansável pelo reconhecimento dos seus direitos, e para retomar seu espaço físico, através da demarcação das terras, e simbólico, através da preservação de sua cultura.

Segundo dados do IBGE, a população indígena no Brasil é de aproximadamente um milhão de pessoas, sendo a parcela mais pobre da sociedade e mais discriminada também. Diante desta realidade, muitos escolhem usar a data para manifestar a sua indignação. A Rede Índio Educa já fez uma matéria a respeito:  http://www.indioeduca.org/?p=1918.

Baixe o livro aqui: http://www.thydewa.org/wp-content/uploads/2015/03/LIVRO-MOVIMENTOS-CARTOGRAFICOS-FINAL_web.pdf

Serviço:

Para acompanhar os eventos de lançamento do livro Memórias do Movimento Indígena do Nordeste informe-se pelo grupo no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/1580222165584121/?fref=ts

Indígenas na rede

Mulheres indígenas se abrem para o mundo em uma rede focada nos direitos de gênero. A rede Pelas Mulheres Indígenas (http://www.mulheresindigenas.org) reúne conteúdos desenvolvidos por mulheres de 08 comunidades do Nordeste – Pataxó de Barra Velha, Pataxó de Cumuruxatiba, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá (BA), Pankararu (PE), Xokó (SE), Kariri-Xocó, Karapotó-Plakiô (AL). Pelas Mulheres Indígenas, patrocinado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência República e desenvolvido pela ONG Thydêwá.

A Rede Indígena Solidária de Arte e de Artesanato, também conhecida como RISADA busca promover o reconhecimento das culturas indígenas, valorização, divulgação e venda de artes e artesanatos por meio da internet, visando a melhoria da qualidade de vida da Mãe Terra e seus filhos de forma sustentável. Conheça mais sobre esse projeto visitando o site no  http://www.risada.org/

Índios Online: Portal de etnojornalismo: http://indiosonline.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário