segunda-feira, 28 de julho de 2014

CONVOCAÇÃO PARA O MAR! MMA faz consulta sobre estudo de áreas das zonas costeira e marinha

http://www.mma.gov.br/informma/item/10255-mma-faz-consulta-sobre-estudo-de-%C3%A1reas-das-zonas-costeira-e-marinha

CONVOCAÇÃO AO CHAMADO DO MOMENTO!

Prezad@s pessoas, ativistas, naturalistas, militantes, empreendedores, socioambientalistas ... praianos e do mar, servidores, professores, políticos, ecologistas.

É hora de presenciar uma definição clara sobre a prioridade da relevância de ambientes marinhos costeiros, brasileiros, no nosso litoral baiano, especialmente no Sul e Baixo Sul da Bahia (Mosaico Cacau com Dendê).

Um pouco de história:
A política ambiental baiana, com a criação de UC’s, também na década de 90, seguindo uma política turística mais enfática desde 1991, trouxe-nos realidades e sonhos de áreas protegidas que privilegiaram os ambientes terrestres. Então vem a construção do conceito de CORREDORES ECOLÓGICOS, MOSAICOS, RESERVAS DA BIOSFERA, que nos trás a UTOPIA REAL que “imageramos” para ESTE TERRITÓRIO. É um desafio interessante, e atual, contemplar o nosso Mar, que proporciona “Altas Ondas” boas e faz parte da cultura bioregional.

Um exemplo local de iniciativa de Proteção Marinha, em Itacaré, a partir de 1997, foi a construção do processo para criação da RESEX (Reserva Extrativista) Marinha, como Unidade de Conservação (UC) que abrange áreas ainda pouco estudadas e que merecem especial atenção, no âmbito da Área de Proteção Ambiental (APA) Itacaré-Serra Grande e seu entorno.

Atenciosamente, Cláudio N. Lôpo (28.07.2014)
Reserva Alto da Esperança
Instituto VERde DENTRO de Ecoenvolvimento e Pesquisas
Mestrando em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável - ESCAS/IPÊ

--------------------------------------------------------------------------------------------------

http://www.mma.gov.br/informma/item/10255-mma-faz-consulta-sobre-estudo-de-%C3%A1reas-das-zonas-costeira-e-marinha

Quinta, 24 Julho 2014 18:18 Última modificação em Quinta, 24 Julho 2014
18:27|

MMA faz consulta sobre estudo de
áreas das zonas costeira e marinha

Órgãos ambientais dos estados e municípios costeiros, gestores de Unidades de Conservação e pesquisadores estão entre o público-alvo

LUCIENE DE ASSIS

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza, até o dia 15 de setembro, consulta para atualizar informações sobre as áreas prioritárias para conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da
biodiversidade das zonas costeira e marinha, reconhecidas pela Portaria MMA nº 9/2007. O trabalho está sob a coordenação da área técnica do Departamento de Biodiversidade Aquática, Mar e Antártica (DMar/MMA) e visa subsidiar o processo de atualização de informações sobre essas áreas.

Para tanto, o órgão está consultando os principais envolvidos no processo “Áreas Prioritárias de 2007”, com avaliação do impacto dessas informações na formulação de políticas para as zonas costeira e marinha e sugestões para o processo de revisão atual. O público-alvo da consulta são os órgãos ambientais dos estados e municípios costeiros de todo o Brasil, gestores de Unidades de Conservação, pesquisadores de universidades e representantes de organizações não governamentais (ONGs) voltados a atividades nas zonas costeira e marinha, além de superintendências e escritórios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Links do Yahoo Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
    http://br.groups.yahoo.com/group/turmapontocom/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
    turmapontocom-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo Grupos está sujeito aos:
    https://info.yahoo.com/legal/br/yahoo/utos/terms/

Nenhum comentário:

Postar um comentário