terça-feira, 12 de agosto de 2014

Convite - Rede Esperança Condurú - ENCEA / PESC

Rede Esperança Condurú – ENCEA / PESC
Caros,

"Luz & Paz"

De acordo com os dois últimos encontros da Rede, estamos criando um grupo para começar a pensar de que forma podemos contribuir para que possa ser estabelecida uma forma de interação com as comunidades, inicialmente do entorno do PESC.

André Oliveira nos trouxe um “livreto” distribuído pelo MMA com as Diretrizes que regem a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação. Apesar de não haver sinalizações de caminhos a serem seguidos, neste material, há muitas orientações. Tita nos envia 2 literaturas que nos norteiam quantos aos caminhos que vem sendo analisados para a implantação da Educação Ambiental em áreas de preservação.

Algumas comunidades inseridas dentro das zonas de amortecimento / tampão do PESC demonstram necessidades urgentes de que sejam estabelecidos elos de comunicação com gestores, educadores, orientadores... quaisquer pessoas que possam auxiliá-los a entender os processos que eles vem passando entre outros assuntos relacionados ao meio em que vivem e são parte.

Elisa se manifesta disposta a fazer parte desse grupo, eu e Tiago precisamos percorrer por estes caminhos, visto que estamos empenhados em auxiliar nossos irmãos da floresta a esclarecer suas dúvidas que passaram a ser nossas também! Queremos aprender!

O convite aqui é para que aqueles que se sintam envolvidos pelo tema do ENCEA (Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Uc’s) e queiram se juntar a este grupo e assim verificar quais as ações que podem ser desenvolvidas para viabilizar o acesso a informação entre todos os atores que fazem parte desse belo cenário em nossa região.

Vamos? Juntem-se a nós!
Vamos marcar um encontro? Vamos começar a pensar nesse desafio? “Facinho, facinho, não vai ser, mas poderá ser encantador se fizermos isto com amor e dedicação” – Claro que poderemos estar socializando na Rede nossos avanços, mas sinto necessidade de determinarmos metas diante das analises iniciais de ações...

Ficamos no aguardo da tua confirmação e sugestões de data, hora e local para um primeiro encontro.

Abraços,

Wilsa
Serra Grande - BA

9 comentários:

  1. Querida Wilsa, que belo convite lançado à Rede!

    Faço votos de que, a partir desse convite, se possa formar um diversificado "Grupo de Trabalho" para uma nova ação da Rede Esperança-Conduru. Além das minhas atividades cotidianas, já estou envolvida com outro Grupo de Trabalho da Rede, por isso não poderei compor com esse novo Grupo. Mas, sou pura torcida para que outros membros da Rede acolham o seu convite e aceitem "aprender" com uma nova ação para a Rede, especialmente, aqueles que estão mais ligados ao tema.

    Sorte!

    Val.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val,

      Te ter neste grupo de trabalho seria realmente maravilhoso, mas entendemos que tens outros chamados já em andamento... porém, sinta-se a vontade para nos brindar com suas opiniões e sugestões sempre que possível.

      Abraços,

      Wilsa

      Wilsa Mendonça
      Itacare / Serra Grande - BA

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Boa noite Wilsa e todos aqui da rede!

      Espero que estejam todos bem e em paz. Continuo me disponibilizando para me unir a vocês nessa ação tão necessária. Sou uma das responsáveis pela Feirinha de Olivença e por isso, pode ser que em algumas datas eu não possa estar presente ou, vemos um dia melhor para a maioria. Inclusive, gostaria de futuramente pensarmos em ações como essa aqui na região também! Tenho muito a aprender com vocês e com a comunidade. Com essa troca! Vou aguardar as sugestões de datas. A próxima edição da Feirinha está marcada para os dias 13 e 14 de setembro.

      Forte abraço!
      Elisa Braga

      "Juntos somos muitos, UNIDOS somos UM."

      Excluir
    4. Oi Elisa,

      Gratidão pela sua disponibilidade. Na verdade temos muito aprender juntos! Vamos aguardar que mais pessoas se somem a nós e ai começamos a pensar na melhor maneira de nos reunirmos!!!

      Bjos

      Wilsa

      Wilsa Mendonça
      Itacare / Serra Grande - BA

      Excluir
    5. Prezada Wilsa,

      Tenho plena consciência do seu compromisso com o bem estar desta região.

      Esta iniciativa só comprova suas boas intenções, ajudando a despertar nossos sentimentos conservantista.

      Confesso que este ano vem ocorrendo de forma bastante atípica, apresentando rendimentos abaixo da expectativa.
      Permaneci dez anos acumulando licenças prêmio, totalizando seis meses, só este ano resolvi aproveita-las, tendo em vista minha necessidade em desenvolver a dissertação em curso.

      Peço desculpas pela minha ausência em encontros tão importantes, principalmente com a presença de pessoas como você, que além de grande potencial, existe também compromisso em contribuir com o próximo.

      Não tenho ainda condições em assumir compromisso com este tema, mas sugiro que provoque os colaboradores do PESC.

      Tivemos o cuidado em contemplar pessoas para assumir o posto de vigilante distribuído nas diversas comunidades vizinhas ao PESC, neste sentido, compreendo como papel dos mesmos a facilitação na interlocução entre as partes.

      Os colaboradores do PESC, representam um grupo bastante heterogênea, contudo precisamos aproveitar melhor as potencialidades individuais e do conjunto, com isso melhoraremos também a imagem do PESC. Com este proposito, solicito que mantenha contato inicialmente com a Líder, Sra. Diva Rosa, que encontra-se copiada.
      Ajudarei na motivação do grupo, buscando a participação dos mesmos nas atividades relacionada ao tema.

      Att.

      Marcelo Barreto.

      Excluir
    6. Olá Marcelo,

      Gratidão!

      Teu trabalho e apoio a iniciativas como esta mostram o valor de tuas ações. Entendemos o quanto se faz necessário que neste momento te dediques um pouco mais a tua dissertação, que também entendo ser parte de tua trajetória profissional. Estaremos trabalhando este tema e não deixaremos de te consultar ou deixar informado sempre!

      Diva será muito bem vinda a este grupo, bem como qualquer pessoa que se sinta abraçada por esta causa!!!

      Abraços e boas férias... melhor, bom trabalho!

      Wilsa

      Wilsa Mendonça
      Itacare / Serra Grande - BA

      Excluir
    7. Wilsa querida, pode contar comigo, inclusive recebemos o material da ENCEA/MMA, podemos dar a cada membro do grupo.
      Abraços a tod@s
      Tita

      Excluir
    8. Ola Tita,

      Gratidão, sua participação neste grupo é de suma importância e esse material é muito bem vindo.
      Abraços,
      Wilsa

      Wilsa Mendonça
      Itacare / Serra Grande - BA

      Excluir