segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Relato sobre a I Feira de Olivença

Queridos amigos da Rede,

Demorou um pouquinho pra chegar, mas não podia deixar de compartilhar esse lindo relato elaborado pela Shany sobre a I Feira de Olivença que aconteceu no domingo dia 9/2!

Gratidão a todos os presentes e as boas energias dos que estiveram em pensamento conosco! Foi um dia muito especial recheado de sorrisos e mimos encantadores!!!!

Esperamos  despertar a atenção para mais oportunidades e iniciativas como essa nessa região cheia de belezas e artes! 

Ótimo começo de semana a todos!

Luciane Locatelli

----------------------------------

I Feira de Olivença – Arte, Cultura e Meio Ambiente

Por Shany M. Nagaoka

A I Feira de Olivença, que aconteceu no domingo passado, dia 09, uniu Arte, Cultura e Meio Ambiente. A arte foi representada através da exposição de artesanatos como mandalas feitas com CDs, ojos de Dios, crochets, carteiras feitas com tetra pak, móveis de pallets, roupas, mosaicos, brechó, artesanato indígena e acessórios como brincos e pulseiras. A cultura foi muito bem representada tanto pela emocionante apresentação do ritual Porancin, uma oração e dança indígena feitas por representantes dos Tupinambás de Olivença como pela roda de capoeira liderada por Mestre Virgílio de Ilhéus, um dos principais mestres em atividade da Capoeira Angola no sul da Bahia e presidente da Associação de Capoeira Angola Mucumbo (ACAM). O tema Meio Ambiente foi abordado principalmente através da oficina de compostagem, tema de extrema relevância para a região devido à problemática do lixo, ministrada pelo presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Frederico Andrade, além da venda de produtos orgânicos de um pequeno produtor local. Para as crianças, houve brincadeiras com bolhas de sabão gigantes e cama elástica. Comidas e quitutes também foram vendidos durante a feira.

A Feira reuniu moradores, turistas e visitantes, além de representantes de diversas instituições como a Fundação Maramata, a Associação de Capoeira Angola Mucumbo, a organização não-governamental Thydewa, o Centro de União de Ideias e Artes (CUIA), Associação de Mulheres Ambientalistas de Ilhéus (AMAI) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Resultado de uma iniciativa de moradores locais descontentes com suas possibilidades financeiras e interessados em incrementar a renda familiar, a I Feira de Olivença, contou com o apoio de Luciane Locatelli, consultora ambiental, Shany Mayumi Nagaoka, bióloga, Rogério Matos, administrador de Olivença, Jordanna Benevides, proprietária do Recanto de Olivença que cedeu o espaço para a realização do evento e da fotógrafa Elisa Braga que fez a cobertura oficial. Um dos principais objetivos da I Feira de Olivença, além da busca pela emancipação financeira dos artesãos, artistas, pequenos produtores, cozinheiros e quituteiros moradores locais, foi de integrar a comunidade possibilitando uma alternativa cultural e de lazer para a região.

Através da realização desta primeira edição, espera-se atrair a atenção dos órgãos públicos e instituições privadas para o investimento de recursos em iniciativas desta natureza. A visão é resgatar a antiga Feira de Artesanato de Olivença envolvendo e mobilizando os moradores e comércios locais, e também as organizações governamentais e não-governamentais. Devido à sua importância ecológica, histórica e cultural, Olivença necessita de mais incentivos para que haja a promoção do desenvolvimento socioambiental, cultural e econômico. A realização de outras edições irá representar não só a mudança de atitude em relação a essas questões, mas principalmente o fortalecimento da consciência ambiental e cultural da comunidade e também a valorização do trabalho dos moradores locais.

Quem quiser conferir mais imagens belíssimas fotografadas pela Elisa Braga, dê uma olhadinha no álbum que ela postou do facebook no link https://www.facebook.com/elisabragafotografia/photos/a.477650549013722.1073741842.204079813037465/478386652273445/?type=1&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário