quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

5º. Encontro da Rede Esperança-Conduru

Fevereiro, 05-02-2014
Serra Grande

Olá pessoal,

O encontro da Rede Esperança-Conduru de 05 de fevereiro, realizado em Serra Grande, terminou com gosto de "quero mais"...

Por um lado, pelo delicioso bolo de chocolate oferecido pelo amigo Pascal :-).
E também por todas as ideias geradas de passos importantes para avançarmos na construção e funcionamento da nossa Rede.

De forma breve e sintética, compartilho abaixo os principais pontos conversados neste dia - gratidão a Lu Antonini, Dani Teodoro e Juliano Borghi pelas contribuições para este relato.

E a sugestão é que o próximo encontro da Rede seja realizado em Itacaré. Que tal no dia 21/02 (sexta-feira) às 16h?

Fortes abraços, e até breve!
Cris

Pontos de destaque do Encontro da Rede Esperança-Conduru, realizado em 05/02.

Compartilhou-se um texto para subsidiar os trabalhos e funcionamento da rede: REDE: UMA ESTRUTURA ALTERNATIVA DE ORGANIZAÇÃO, Francisco Whitaker, http://inforum.insite.com.br/arquivos/2591/estrutura_alternativa_organizacao.PDF

O registro do processo de construção da Rede é fundamental. Equipamento e acesso à Internet são essenciais à “animação” da Rede.

“Formato” de divulgação em construção. Jornal-mural? (como produzir? onde afixar? O registro fotográfico é essencial. Quais outras alternativas?

Sugeriu-se a presença regular das instituições parceiras, com um interlocutor de cada uma delas para fornecer as informações a serem divulgadas.

Também deve-se estimular e propiciar a participação de pessoas não formalmente vinculadas a instituições, mas com condições e desejo de contribuir.

O “Amigos do PESC” está produzindo um folder que apresenta a Rede Esperança-Conduru: quem somos, nossa missão e valores. Salvador Ribeiro irá redigir este texto e compartilhá-lo com este grupo para alinhamento. 

Governança e estrutura mínima para a Rede funcionar de forma autônoma e orgânica: um passo importante para a consolidação e eficácia da Rede é a formação de um “Núcleo de Animação”, responsável pela mobilização dos participantes da Rede, realização dos encontros, produção e divulgação dos registros dos mesmos e das principais ações da Rede.

Pessoas que demonstraram interesse em integrar ou apoiar o funcionamento deste “Núcleo”: Luciana Antonini, Regina Toffoli, Pascal Voisin, Cris Leal, Luciane Locatelli e André Oliveira. Foram sugeridos os nomes de Daniela Teodoro e Júnior Andrade (estagiários do “Amigos do PESC”) como “animadores-mirins” da Rede, como forma de ampliar o trabalho que vem realizando no âmbito deste projeto, que terá sua conclusão em março/2014. Alguém mais?

Com a conclusão do “Amigos do PESC”, está sendo levantada a possibilidade de algumas ações deste serem continuadas e/ou ampliadas pela Rede, tais como: as visitas monitoradas das escolas e comunidades do entorno ao Parque; manutenção do site (www.parquedoconduru.org.br), com a criação de um “Fórum de Discussão” para a Rede e incorporação do conteúdo do site (http://www.esperancaconduru.org), atualmente desativado; Festival Conduru, que passaria a se chamar Esperança-Conduru; e o Centro de Informações do PESC, ampliando o banco de dados com as pesquisas acadêmicas, matérias e artigos da região.

Outras possíveis ações sugeridas para a Rede em 2014: mapeamento das entidades e iniciativas no território de abrangência da Rede, a fim de identificarmos oportunidades de integração/cooperação; promoção de uma melhor aproximação entre os Conselhos das UCs da região e destes com as universidades (principalmente UESC), visando a elaboração de pesquisas aplicadas e que beneficiem a conservação da região (ex: necessidade de revisão/atualização do Plano de Manejo do PESC).

Em resumo, seriam estes possíveis  “eixos estratégicos” de atuação da Rede?

 i) (“Provoção/estímulo à”) Produção e disseminação de conhecimento aplicado (ex: conectar universidades a necessidades x reais vivenciadas pelos Conselhos das UCs); ii) Educação e mobilização para a conservação (ex: continuidade das visitas monitoradas ao PESC e Festival Conduru); iii) Proposição de (e influência sobre) políticas públicas voltadas à conservação; iv) Acompanhamento dos Programas de Monitoramento e Compensação do Porto Sul (caso o empreendimento seja implantado).

A conversa e os avanços continuarão no próximo encontro, que deverá acontecer em Itacaré na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário