terça-feira, 29 de abril de 2014

Relatório de Atividades - Reunião dia 30.04.2014.PESC

Paraná, Argentina, 29 de abril de 2014.

Estimado Salvador;

Querido@s Conselheir@s do Conselho Gestor do PESC, Parque Estadual da Serra do Conduru:

Desejo informar através de Joselita , quem como Conselheira assiste a Reunião do dia 30.04.2014, e repasso também copia por e.mail a tod@s, dos últimos avanços e comunicações que se geram com intenções de fazer transparente a divulgação e fortalecimento do Consenso criado com as nossas Organizações Socio Produtivas das Bases Sociais Regionais que desejamos  avançar na fundação do núcleo Mãe da Proposta de Integração Continental Cooperativa.

Temos informado nos últimos tempos através de envio de e.mails dirigidos para as principais Organizações que atuam em Serra Grande e dentro do Conselho Gestor do Pesc do tenor da proposta e quanto estimulados estamos pela possibilidade de poder observar e construir uma grande Organização Cooperativa e Solidaria de produtores regionais que planeje e consolide sistemas agro florestais  seguindo o modelo cooperativo da Central de Cooperativas El Ceibo do Alto Beni, Bolivia, que com 37 anos de experiência maravilhosa pode assistir nosso processo com generosidade e certeza de ter a experiência e os resultados que permitam visualizar e acreditar em objetivos concretos e respeitosos das nossas tradições sócio produtivas.

Desde a Casa da Economia Solidaria de Serra Grande estamos criando consciência dessa possibilidade de iniciar uma verdadeira transformação sustentável regional, inclusiva, solidaria abraçando os setores sócios produtivos tradicionais mais fragilizados e excluídos.

 Por esses motivos nos esforçamos em divulgar as nossas gestões e consensos em dependências do Governo Federal e Estadual e Fóruns e Encontros Internacionais com o fim de poder sensibilizar diferentes Organizações locais, Nacionais e Internacionais, dos Estados Latino Americanos e Globais, da importância de gerar sustentabilidade sócio ambiental em nosso território extraordinário por quanto se observam tendências administrativas que degradam ele, excluem, descriminam, agridem os Direitos Humanos e concentram mais e mais o poder com tendências administrativas e práticas, algumas eticamente muito questionáveis, que privilegiam aqueles setores poderosos das elites sócio econômicas e políticas resultando insustentáveis desde pontos de vista e evidencias sociais e ambientais.

A continuação compartilho copias das ultimas gestões que tem como objetivo informar aconteceres regionais, debater , divulgar e criar consenso internacional dentro do Forum de Desenvolvimento Sustentável de Maio em Rosario, Argentina, do  Encontro de Presidentes do G77 + China, de O.N.U,  de Junho, e com debates com diversos coletivos Latino Americanos por quanto sentimos a importância da Proposta de Integração Continental Cooperativa como iniciadora de processos sócio produtivos respeitosos da identidade sócio produtiva tradicionais, horizontais, participativos, inclusivos, solidários e criadores de bem estar e sustentabilidade.

Estamos confiantes e felizes em que o consenso e a consciência se amplie e fortaleça dia a dia.

Com o respeito de sempre, grade abraço para Tod@s.

Ricardo Zehnder,
Casa da Economia Solidaria.


From: embolivia@embolivia.org.br
To: birdyzehnder@hotmail.com
Subject: RES: feliz páscoa.


Date: Tue, 22 Apr 2014 10:18:55 -0300

Recibido, gracias.

FAVOR ACUSAR RECIBO.
ATENTAMENTE,
EMBAJADA DEL ESTADO PLURINACIONAL DE BOLIVIA
SHIS QI 19 CONJUNTO 13 CASA 19 – LAGO SUL
CEP: 71655-130
BRASILIA – DF
Teléfono: 55-61-33663432 ó 33662238
Fax: 55-61-33663136

----------------------------------------

Assunto: feliz páscoa.
Costa do Cacau, 19 de abril do 2014.
Feliz Páscoa!
Querid@s  Tod@s;

                                  Desejo informar e compartilhar as ultimas gestões participativas, inclusivas e solidárias que estamos construindo com o fim de gerar justiça e sustentabilidade sócio ambiental em nosso território da Costa do Cacau, um dos mais bio diversos da Gaia  e com características de qualidade sócio ambiental dignas de ser cuidadas.

Continuamos criando consenso inclusivo e solidário com as principais organizações sócio produtivas das bases sociais tradicionais da região.

Nossas bases sócio produtivas, encontram-se deprimidas e fragilizadas por tendências de administração sócio políticas e econômicas ligadas a interesses corporativos concentradores de poder e riqueza que são características do sistema, modelo econômico neoliberal pragmático, neo desenvolvimentista de limites eticamente questionáveis, que acompanhado pelas praticas usuais destes tempos, que excluem e discriminam,  degradam sociedade e território,  nos afastam da nossa identidade sócio produtiva tradicional, natural, da noss@ origem essencial e sagrad@.

A ultima semana passada visitamos o assentamento do Vale Negro, de 43 famílias reassentadas, ex moradores do território do Parque Estadual da Serra do Condurú, agora no entorno. As nossas Familias Irm@s, natural, que forem enganadas, desrespeitadas e fragilizadas pela inoperância, incapacidade e corrupção das Instituições e atores responsáveis pelo cuidado e assistência dessa Comunidade que vivem sem rede de energia elétrica, nem escola e com escassa assistência em planejamento sócio produtivo, escoamento de produtos e processos agregadores de valor.

Como Conselheiro no Conselho Gestor do Pesc sinto uma grande indignação por quanto nos últimos 3 anos não tivemos a honra de ouvir as vocês  dos líderes dessas Comunidades e ajudar a elas a reverter essa realidade injusta e insustentável. Nenhum de Nós, conselheiros, ou Gestor, ou Secretários ou Autoridades das ONGs ou representantes das grandes Corporações atuantes no Conselho parecemos ter consciência do conceito que ancora a sustentabilidade e que ele não pode excluir o  capital social por que gera injustiça, violação de direitos humanos, exclusão, violência.

O consenso que estamos construindo inclui as Organizações e Associações sócio produtivas do Barrocão, de Serra Grande, Retiro, Vale Negro, de produtores e Associações que participamos do projeto da A.M.B.R.R, moradores da beira rio e represa de Serra Grande, Casa da Economia Solidaria de Serra Grande.

Também criamos consenso inclusivo e solidário com Líderes e bases sociais de Comunidades Originarias dos Territórios Indígenas Tupinambás do Morro do Padeiro, da Aldeia Tucum Tupinambá, da Reserva Pataxó do Monte Pascoal, do Assentamento Terra Vista do Movimento Sem Terra abraçando com respeito mutuo e solidário mais de 150.000 hectáres com a mesma expectativa de um planejamento e gestão sócio produtiva comum que sintoniza valores inclusivos e virtudes essenciais, tradicionais, com objetivos comuns.

Acreditamos que a infra estrutura do Assentamento Terra Vista, e perfeita e fundamental para tornasse Nave Mãe na gestão da proposta de Integração Continental Cooperativa e desde esse maravilhoso espaço gerar uma das agro florestas produtoras de super alimentos orgânicos mais importante da Gaia. Pensando no Bem Estar de Tod@s. Da Gaia.

Quando um dos nossos lideres mais importantes o Cacique Babau fale com o Papa Francisco, si o Estado e a Justiça Federal Brasileira amostra a sua digna cara, e possível que a idéia de que o Banco do Vaticano financie essa luminosa possibilidade para começar a Era do Banco dos Pobres e de Geração do Bem Estar Global , Orgânico e Holístico, seja celebrada.

 Tod@s desejamos continuar o processo de gestão e implantação do modelo agro forestal cooperativo e orgânico de 37 anos de sucesso da Central de Cooperativas El Ceibo do Alto Beni, Estado Plurinacional da Bolivia. Mais de 1200 Famílias formando mais de 50 pequenas Cooperativas reunidas através de um modelo cooperativo de resultados luminosos durante os últimos mais de 37 anos.

Não existe em nosso território nenhuma organização de produtores tradicionais orgânicos, mercados e certificações internacionais com gestão, produtos e resultados parecidos, que se traduzem em Bem Estar e Sustentabilidade.

O Cacau, as Cabrucas e os sistemas agro florestais da nossa Mata Atlântica da Costa do Cacau protegida como bioma de reserva da Biosfera pela UNESCO, sofrem a influencia do agro negocio destruidor, da mineração.
O litoral marino observa o petróleo sem respeito ao território e sua sociedade, e todas essas tendências degradam a sociedade e o ambiente de forma irreversível e catastrófica.
Os poderes econômicos e políticos estão gerando tendências profundamente preocupantes, alem de pouco inclusivas e escassamente solidárias.

Os nossos maiores desejos e criar consenso solidário, justiça e sustentabilidade sócio ambiental; cuidado, paz e harmonia territorial.

Valores inclusivos, solidários, participativos e horizontais.

Valores e praticas que observem a Responsabilidade Social e que pelo seu pilar fundamental, a transparência das praticas, gerem impactos que honrem as praticas inclusivas e os Direitos Humanos e Ambientais.
As tendências desenvolvimentistas da Costa do Cacau e seus gestores e promotores são responsáveis de perigosas propostas que comprometem território e sociedade a mudanças irreversíveis, que degradam e desvalorizam as virtudes sócio ambientais naturais que temos.

Virtudes ligadas a Mãe Terra e a sua expressão regional dos recursos, de  valores e qualidade extra ordinária.
Durante toda Nossa gestão construímos uma apresentação em formato Prezi...

Link apresentação em Português.
http://prezi.com/jkunysp13jyb/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

 ... Ela  se constitui em uma salada/mistura conceitual que amplia o perfil do planejamento Regional a => Continental, e vice-versa, com o desejo de que conceitos de cuidado continental e planejamentos sócio produtivos integradores observem os verdadeiros interesses soberanos dos nossos Estados e Sociedades para limitar e moderar as intenções e praticas dos poderes corporativos que sintonizam tendências capitalistas neoliberais que priorizam maximizar pragmaticamente resultados econômicos e comprometem a Vida e os Direitos de Tod@ Gaia.

O trabalho feito esta sendo oferecido a Tod@s com intenção de gerar um painel de debate entre lideranças continentais e globais durante o Encontro Cumbre da O.N.U do G 77 + China celebrando o 50 aniversário do Grupo em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, em espaço oficial e ante a Presencia do Secretario Geral Bin Qui Moon e mais de 100 Presidentes de diferentes países dos 5 Continentes da Gaia.(Junho 7 ao 11/2014)
O G 77 + China durante o ano 2014 e Presidido pelo Sr. Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia Evo Morales Ayma. Porém Latino América, Abya Yala, estamos de parabéns!!!

Jallala Abya Yala! Jallala Gaia!

Chegamos a tempos de cuidar e fortalecer-nos para serem responsáveis com recursos vitais para Gaia, vitais para Tod@s.

Continuamos com a missão de gerar mais consenso continental e ouvir mais vozes da Abya Yala, América toda e com esses objetivos estou viajando a iniciar curso de 4 meses de Responsabilidade Social no UCEL, Universidade do Centro de Estudos Latino Americanos de Rosario, Argentina, e alimentar a construção participativa com outros coletivos sociais e organizações.

 U.N.R, universidade nacional de Rosário e seu grupo de Integração Continental, a Secretaria de Ambiente de Rosário organizadora do Fórum Latino Americano de Desenvolvimento Sustentável, o PLACC programa para Municípios ante as mudanças climáticas, a Fundação Eco Urbano; que vamos alimentar com novos enfoques e visões a estrutura da proposta e debates que desejamos fazer parte Oficial da Agenda do Encontro de Presidentes do G77 +China de Junho do 2014. Continuaremos a comunicação de forma permanente para ser socialmente responsável e honrar a transparência em tempos de transição ao modelo de gestão e administração sócio econômico e ambiental produtor de bem estar, justiça e sustentabilidade que Tod@s merecemos.
 O Painel Intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC) em seu ultimo informe do 2014 certifica que :
“Temos que despedir-nos do sistema econômico atual”.

 “A ciência nos transmite uma mensagem clara: para evitar interferências perigosas no clima, não podemos seguir com o statu quo”.

O relatório e claro; “Não há plano B, Só há um plano A”.

Porém planejar territórios com modelos verdadeiramente sustentáveis, orgânicos , inclusivos e horizontais com resultados que sejam efetivamente comprováveis e um caminho indispensável, irrecusável, responsável e virtuoso.

Com o maior respeito e desejos de Feliz Páscoa! Grande abraço.

Ricardo Zehnder.

Conselheiro no Conselho Gestor do Parque Estadual da Serra do Condurú.
 A.M.B.R.R/Casa da Economia de Serra Grande. Serra Grande. Uruçuca, Bahia, Brasil.
birdyzehnder@hotmail.com  /  skype: birdyzehnder
Movil Brasil. 55 73 99474889.  Movil Argetina. 54 351 153087282.

-------------------------------------------------------

Subject: Consulta Importante.
Date: Thu, 24 Apr 2014 14:21:21 +0000


Sr. Secretario de Economia Solidaria.
Ministério do Trabalho da Nação.

Bom dia Professor Paul Singer, Bom dia Maria José,

                                                                                  Com o maior respeito e delicadeza desejo consultar a possibilidade que compartilhamos com o Sr. Embaixador do Estado Plurinacional da Bolivia em Brasil, Jerjes Justiniano.

O Sr, Embaixador me comentou que os dias 22/23 de maio acontecerá em Santa Cruz de la Sierra, Bolivia, com a Presencia do Ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fórum prévio  e estruturador da Agenda do Encontro Cumbe de Presidentes do G 77 + China da O.N.U,  8/11 Junho. Ambas datas geram grandes expectativas .

O Sr. Embaixador está, do mesmo modo todos Nós, que participamos do consenso da Costa do Cacau muito interessados em que o Senhor Professor Paul Singer esteja presente e participe dessas rodas de conversas e debates que estimulam a integração continental e as novas tendencias sócio produtivas,cuidadosas, inclusivas e solidarias que desejamos para gerar sustentabilidade em Gaia.

Reenvio aquele informe de Páscoa aonde se compartilha o atuado e os desejos para maior entendimento do alcance da gestão.

Aproveito a oportunidade para envia-lês um grande abraço e manifestar Fé, confiança e solidariedade na construção dos novos tempos e novos desafios que temos a Comunidade Global ante o caos sócio ambiental que o modelo de administração provoca.

Muito atenciosamente, aguardo as nossas possibilidades com a maior expectativa.

Ricardo Zehnder.

A.M.B.R.R/Casa da Economia Solidaria de Serra Grande.

Uruçuca, Bahia.

Recibido, gracias.

FAVOR ACUSAR RECIBO.

ATENTAMENTE,

EMBAJADA DEL ESTADO PLURINACIONAL DE BOLIVIA
SHIS QI 19 CONJUNTO 13 CASA 19 – LAGO SUL
CEP: 71655-130
BRASILIA – DF
Teléfono: 55-61-33663432 ó 33662238
Fax: 55-61-33663136
E-mail: embolivia@embolivia.org.br
Website: www.embolivia.org.br

Enviada em: domingo, 27 de abril de 2014 22:53
Para: embajada bolivia; Ceferina Bolivia Embajada
Assunto: Urgente/Derechos Humanos Continentales.

---------------------------------------------------------------------

Enviado:
lunes, 28 de abril de 2014 01:53:12 a.m.
Para: Excelentisimo Embajador del Estado Plurinacional de Bolivia en Brasil.

Sr. Embajador Jerjes Justiniano.

Estimado Hermano Embajador;

                                                 Le saludo con el mayor respeto y le pongo en conocimiento de graves violaciones a los Derechos Humanos de líderes Indígenas de nuestro territorio de la Costa del Cacao, sur del Estado de Bahia, Brasil.

En el procesamiento y encarcelamiento del Cacique Babau del territorio Indígena Tupinambá de la Serra do Padeiro se genera represión y supresión de derechos en su condición de Lider de la Sociedade de Naciones Originarias con encuentro marcado con el Papa Francisco en la agenda oficial del Estado del Vaticano.

El Cacique Babau, la Comunidad Tupinamba y el territorio de su aldea, 47.000 hectáreas, forman parte del consenso de lideres de nuestra region que estamos construyendo la Integracion Continental Cooperativa para observar y practicar el modelo socio productivo de la central de cooperativas de El Ceibo de Alto Beni, Bolivia.

Es un deseo de tod@s quienes participamos de la construccion de tan importante consenso, del cual estamos informando paso a paso al Señor Embajador, que el Cacique Babau sea uno de nuestros representantes que participaria en la Cumbre de Presidentes del G77 + China de junio en Santa Cruz de la Sierra para exponer nuestros sueños de generar Bien Estar y Sostenibilidad en nuestros territórios de la Costa del Cacao.

Le adjunto informacion a continuacion, tres link´s que ilustran la problemática y ademas un formato de pedido al Ministro del Tribunal Superior de Justicia, Sebastião Reis pidiendo la libertad de Babau.

Tenemos en nuestro continente el Unico Lider Indigena Presidente del Estado Plurinacional de Bolivia, que el Señor Embajador representa.

Con el mayor respeto y humildad le ruego informe al Excelentisimo Señor Presidente del Estado Plurinacional de Bolivia, Evo Morales Ayma sobre esta gravísima agresión a los Derechos Humanos que comprometen la Democracia, la Libertad y la Justicia continental.

Sentimientos de profundo agradecimiento por todas las acciones para generar transparencia y justicia en este proceso que se origina en Tribunales de Justicia de la ciudad de Una en Bahia, Brasil, territorio en donde la concentracion del poder y la riqueza adquieren características de Oligarquia.

Me despido con sumo respeto y agradecimiento.

Ricardo Zehnder.
A.M.B.R.R, associação de morador@s da beira rio e represa de Serra Grande.
Casa da Economia Solidária.
Integracion Continental Cooperativa.
Serra Grande. Uruçuca, Bahia. Brasil.

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=7468&action=read

http://jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.br/2014/03/somos-tods-
cacique-babau-entenda-porque.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário