quinta-feira, 24 de abril de 2014

Um jeito simples e barato de ajudar a conservação

Prezados,

Repasso esta informação por acreditar neste projeto, principalmente pelos responsáveis da instituição proponente.
A Associação Movimento Mecenas da Vida ocupa a Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Parque Estadual da Serra do Conduru desde 2010, neste sentido confirmo o compromisso, a competência e a lisura dispensada nas ações realizadas junto ao conselho.
Reconhecendo os valores e os precipícios desta instituição, solicito divulgação e apoio a esta iniciativa.

Att.

Marcelo Barreto.

---------------------------------------------------------------------

Gestor do PESC Prezados Conselheiros e amigos do PESC,

No mês de fevereiro introduzimos em nosso site a Calculadora Turismo CO2 Legal, uma ferramenta para fortalecer o Programa Turismo CO2 Legal, uma iniciativa socioambiental, reconhecida pela UNESCO, como um exemplo de novas e boas práticas, que se reportam às questões da educação para o desenvolvimento sustentável. O programa, que vem sendo desenvolvido há 5 anos, em escala piloto, na Área de Proteção Ambiental da Costa de Itacaré/Serra Grande, trabalha com a perspectiva de gerar soluções simples e práticas para combater problemas socioambientais complexos, que ameaçam a sustentabilidade local e global, tais como: 1) a destruição das florestas; 2) a pobreza no meio rural; 3) o aquecimento global; e 4) os impactos socioambientais negativos gerados pela atividade turística.

A proposta da calculadora é dar oportunidade para que as pessoas, que utilizam o transporte aéreo, conheçam os níveis de emissão de gases de efeito estufa gerados por sua viagem e, ao mesmo tempo, oferecer a elas a opção de compensarem as emissões de GEE, transformando o impacto ambiental da viagem em uma ação socioambiental positiva. O dinheiro pago pela compensação das emissões, é repassado aos agricultores tradicionais da região, na forma de Bolsa Conservação, que passam a assumir o papel de guardiões dos remanescentes florestais de suas propriedades. Assim, além da proteção da floresta, ao compensar as emissões as pessoas colaboram para combater o aquecimento global, a perda da biodiversidade, a degradação dos recursos naturais e a pobreza no meio rural.

A calculadora Turismo CO2 Legal  foi elaborada a partir de uma extensão pesquisa, que se baseou nas mais recentes publicações, reconhecidas internacionalmente, para calcular as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na aviação civil. As distâncias aéreas entre as cidades, foram obtidas da ICAO – Organização Internacional da Aviação Civil – que é uma agência Organização das Nações Unidas, criada em 1944. Os fatores de emissão foram obtidos do DEFRA (2012) – Departamento para o Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais – do Reino Unido, que é uma das instituições com maior credibilidade nesse assunto.

Todos os agricultores que participam do Turismo CO2 Legal são moradores do entorno do Parque Estadual da Serra do Conduru, e nosso objetivo é ampliar o número de famílias beneficiadas pelo programa, de modo a fortalecer a conservação e o desenvolvimento socioeconômico no entorno do PESC. Para isso, precisamos despertar, envolver e estimular as pessoas que viajam de avião a compensar suas emissões, pois assim poderemos gerar recursos e ganhar escala no número de famílias envolvidas.

A compensação do voo de São paulo à Ilhéus (ida e volta) custa apenas R$ 9,53 e de Salvador à Ilhéus custa R$ 2,96, valores abaixo de um simples cafezinho com pão de queijo nos aeroportos.

Na próxima viagem aérea que fizerem, pense nisso. Exercite uma boa prática em prol da conservação das florestas e da melhoria da qualidade de vida dos agricultores que vivem nelas.

Multiplique esse email em suas redes de contato para ajudar a construir uma grande rede.

Vamos precisar de todo mundo, um e um é sempre mais que dois... para preparar melhor as coisas é só repartir melhor o pão... recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois.

www.mecenasdavida.org.br

Gratos pela atenção, forte abraço e fiquem bem!

Equipe Mecenas da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário