quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A sucuri no PESC - Um grande poder a ser zelado!

Marcelo e Amig@s querid@s do Pesc e da Nossa Sagrada Mata,

Desejo Um 2015 de Amor, Luz, União e Prosperidade para tod@s!

Escrevo tb porque entre natal e ontem transitei e encontrei muitos residentes das redondezas do pesc. Como alguns sabem, nós, família florescer, tivemos o prazer de encontrar com ela querendo atravessar a estrada (lindas fotos no meu face). Um super presente!

Ontem, no bar de sr Durval, assim como os 4 dias no barrocão na roça de pai, não se fala em outra coisa. Muitas lendas criadas e histórias contadas do tipo que os guardam estão comprando cachorros p dar a sucuri, que apareceu uma de 12 metros, que ela está com fome e falas do tipo "se aparecer no meu quintal...". Então, de geral as pessoas na roça estão com muito medo e receio.

Dessa forma, penso que se tivermos como auxiliar em alguma coisa Marcelo para viabilizar uma solução segura para ela, penso que é um tantinho urgente. Até porque se ela estiver atravessada na ladeira e alguém descer, penso que pode acontecer um acidente. Tem algum órgão que possa te ajudar, tem um destino já definido?

Acho uma pena que não tenhamos um rio seguro no meio da mata do PESC para ela... Porque talvez se ela saiu do rio de contas, lá possa não estar mais tão adequada para ela ou ainda ela foi parar no melhor lugar para sua proteção. Mas que Seja O melhor para O Planeta e para a Sagrada Sucuri.

Abreijos e e muita luz,

Mayne Família Florescer / Elo Guardiões de Serra

-----------------------------------------------------------

Prezada Mayne e demais copiados,

Em uma situação emergência, Técnicos do INEMA, agentes da CIPPA-Ambiental e veterinário da Associação dos Mamíferos Aquáticos, avaliaram a condição física desse animal e chegaram a uma conclusão que o mesmo se encontrava em uma fase inicial de ecdise, assim ficaria um período longo em repouso. Como este animal apresentava características de vulnerabilidade pela exposição que tinha passado e diante da solicitaram verbal dos técnicos envolvidos, chegamos a um posicionamento comum, a soltura desse animal dentro da poligonal do PESC.

Acredito que seu inchaço abdominal e indícios da ecdise ocorreram pela ingestão de água salgada, mas ela não permaneceu repousando após a  soltura, desaparecendo por alguns dias. 

Mesmo com pouca experiência com serpentes desse tamanho, estamos nos preparando para captura-la e transporta-la para o seu habitat original, o Rio de Contas. Tenho certeza que se trata de uma tarefa desafiadora.

A recomendação vai no sentido de não fornecer alimento para nenhum animal silvestre, mas ventilou a possibilidade de fornecimento de um careiro, assim aumentaríamos as chances de captura sem ocorrência de acidentes.

Muitos técnicos se encontram de férias, inclusive o gestor do PESC, mas permaneci em Serra e tenho articulado com  a equipe do Parque para realizarmos esta operação.

Att.
Marcelo Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário