sábado, 10 de janeiro de 2015

Doces Segredos da Floresta" - Barrocão

Luz e Paz!!!

“Que todos possam sonhar e que sonhando possam compartilhar e planejar a realização e que realizando, celebrem e que possam continuar compartilhando, realizando e sonhando... Todos!”

No dia 22 de dezembro último nos reunimos, mais uma vez para tratarmos da Associação das Pequenas Produtoras Rurais “Doces Segredos da Floresta”, desta vez em forma de Assembléia Geral para a Discussão final do estatuto que regerá esta e para a eleição da diretoria executiva e conselho fiscal da Associação.

Foi um bonito encontro, 11 mulheres e a presença de 03 homens da comunidade.
NOME CARGO EMPOSSADO 
Marilúcia Presidente
Angélica Tesoureira
Shirleide Secretária
Maria de Lourdes  Conselho Fiscal
Lucimeire Conselho Fiscal
Ana Maria Conselho Fiscal

Estamos caminhando agora para a formalização desta Associação. Temos recebido muitos incentivos e sentimos as energias positivas que sabemos habita o coração de todos. Somos gratas as orientações e participação de muitos irmãos...

Tudo começou com um profundo desejo de mudança... Isso nos uniu e favoreceu a uma bela caminhada. Há 1 ano e 9 meses tivemos nosso primeiro encontro e a partir daí temos trabalhado, conversado, vivenciado muitos momentos juntas. Sonhamos e compartilhamos nossos sonhos.

A Casa da Economia Solidária, as oficinas de processamento de cupuaçu, os apoios do Instituto Arapyaú junto com o Instituto Floresta Viva. O Mecenas da Vida. Gratidão a todos!

A Viagem para conhecer a APROBATC... Uma vivencia muito importante! Sebrae, IF Baiano.
Novos Elos acontecendo, novas perspectivas diante do encontro com a Teia de Agroecologia. Mayne, Jorge, Say, Cacique Babau, Joelson, Dayse...Muitos irmãos de muita força! Muitos irmãos mesmo.

Tudo fluindo. Gratidão a todos!

Além das Instituições tivemos acolhimentos pessoais e carinhosos. Ah, fomos também até a reunião do Conselho Gestor do PESC, apresentamos nossa proposta. Temos o Florescer que sempre nos oferece um sorriso, um braço aberto, um abraço!

Sabemos ser este apenas o começo de uma longa caminhada...

1. A documentação está sendo assinada pelas “meninas” e recolhida as cópias de seus documentos pessoais.

2. Já sabemos ser preciso a assinatura de um advogado. Surgiram 03 possibilidades: a. dr Luis – Tiago ficou de conversar com ele e verificar se ele se interessa por este serviço e qual o custo...
b. Beto disponibilizou enviar para um advogado em SP
c. e também em conversas apareceu o nome de dr Cosme... Se alguém tiver o contato dele e desejar intervir, por favor, sinta-se a vontade!
3. O passo seguinte é obtermos o “desenho da cozinha” que vamos construir para transformar frutos em Doces... Doces Segredos da Floresta.

Nesse processo temos empenhada as palavras dos prof. Euro e Josué da unidade do IF Baiano de Uruçuca, quando em visita a esta Instituição, eles se comprometeram em nos orientar quantos as questões técnicas, de espaço e equipamentos, além de proporcionar a esta Associação uma capacitação para a operação dos equipamentos após tudo instalado e pronto para a transformação das formas de produção.

4. No Instituto Arapyaú estivemos reunidas com Ricardo que nos ouviu e mostrou-se extremamente disposto a nos orientar quanto ao pedido de equipamentos junto a CAR. Nos alegrou muito, nos deixando ciente da total possibilidade de adquirirmos os equipamentos através de políticas públicas que existem justamente para atender a estas demandas, e nos diz também que será de grande valia termos um “Desenho de Cozinha” emitido pelo IF Baiano, pois estaríamos apresentando uma “Carta técnica”...

5. Já temos um contato iniciado com “Lowconstrutores Descalzos, Irina escutou o relato de nossa caminhada e manifestou encantamento pelo projeto de construção... Disponibilizou o desenho do Centro Cultural de Saleiro, para pudéssemos visualizar o que podemos construir e aqui gostaria de compartilhar algo muito especial.

“... O projeto arquitetônico que ela disponibilizou para que pudéssemos ter uma imagem do que podemos construir contempla em formas circulares tudo o que uma das famílias desenhou em forma quadrada de como ‘se imagina a Sede da Associação”, - amei isso!

Pois, bem... Há algum tempo temos chamado outros apoiadores a pensar junto conosco nessa construção. Precisamos pensar na construção da Sede da Associação. Para as mulheres dessa associação e para seus familiares esse é um fator de máxima importância e para todos nós que apoiamos essa iniciativa também. Vamos lá irmãos, essa construção é de todos nós. Para que haja a construção da Sede, espaço fundamental para que todo esse processo de despertar da comunidade aconteça, através de vivencias de sustentabilidade consciente, é preciso que haja um terreno que possa receber essa construção...

No Barrocão há um terreno, muito bem localizado e que está a venda: pensem num “coador de café”, ele tem essa forma e as seguintes medidas 65 (frente) x 110 (diagonal) 5 (fundo) x85 (lateral). Esse terreno tem o custo de R$ 5.000,00, apesar de ser um valor baixo nós não disponibilizamos dessa quantia para esta aquisição e neste momento gostaríamos de pedir a sua colaboração.

Quem desejar conhecer o lugar, venha! É lindo. Conheça ou reencontre as pessoas que ali vivem, o sorriso largo, natural... Um jeito lindo de ser! Um acolhimento singular.

A Associação “Doces Segredos da Floresta” sonha em ter na sua construção 03 chalés demonstrativos de como podemos despertar o “Turismo Rural de base comunitária”. Conheça essa ideia, lei o “projeto em construção” Doces Segredos da Floresta.

7. Com a compra do terreno teremos condições de começar a buscar captar recursos para a construção da Sede.

A partir daqui, novamente sonhar, compartilhar... captar todas as energias que possam promover o tão construtivo, maravilhoso, essencial fruto do juntos, TODOS!...

Aaron, Natasha, Collen e Luciana Caribé, são irmãos um pouco mais longe, porém de perto tem acompanhado nosso caminhar com incentivos energéticos e busca por captação de recursos para realizarmos as ações necessárias para esta construção.

Gostaríamos de contar com vocês, precisamos arrecadar R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para a compra do terreno onde será construída nossa Sede. Mais uma vez, segue em anexo, o rascunho do projeto em construção “Doces Segredos da Floresta”, o desenho cedido por Irina para podermos visualizar o que podemos construir e o nosso pedido de COLABORE! FAÇA A SUA DOAÇÃO!

Que 2015 seja de muita luz para todos!

Abraços,
Wilsa Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário